Estabelecimento Superior

As universidades, faculdades, escolas superiores e coisas tais seriam bons nichos de actividade política, social e cultural. Locais onde se discute, se debate e se pensa seriam grandes impulsionadores de novas movimentações e de novas formas de vida. Mudanças na vida, no fundo.

Mas não. Os estabelecimentos do ensino superior não passam disso mesmo, estabelecimentos onde se vendem ensinamentos estabelecidos. Ensinamentos decorados que servem para angariar um diploma, que por sua vez serve para o colocar num CV, que nos venderá no competitivo mercado do trabalho.

Isto tudo não é nada de novo. Já se sabe, as faculdades andam às moscas. As festividades abrem com as praxes, uma espécie de bullying estabelecido, ritual de iniciação de demonstração de proezas alcoólicas e sexuais (e a sorte dos praxístas é nunca terem que ter competido comigo, coitados). No meio disso tudo, rebaixa-se o puto mais novo e que sabe menos, que ainda vem com os inúteis conhecimentos do secundário frescos na memória. Coisa que não pode ser, pois claro, não estivéssemos num glorioso estabelecimento do ensino superior, seja ele qual for.

O problema é esse. Tudo se resume à entrada nas aulas, uma conversa sobre <inserir conteúdo aqui>, à saída onde se corre para uma senha de almoço, uma nova entrada com conteúdos semelhantes, e novamente uma saída com outro destino. A escola, neste processo todo, está vazia.

Ainda há uns que se esforçam para marcar actividades. Eleições para as Associações de Estudantes, Reuniões Gerais de Alunos e masturbações semelhantes. Entram na mesma inutilidade do resto: nada se discute, nada se cria. É o início da mais que conhecida máxima: são todos iguais. E são.

Entrar numa escola é assustador. Vejo o rebanho seguir a mesma tendência, que não é nenhuma.

E num texto sobre o ensino superior repito demasiadas vezes os derivados de “estabelecido”. É a inovação, caralho!

Anúncios

2 comentários

Filed under ensino superior, youri

2 responses to “Estabelecimento Superior

  1. É o reflexo do que se passa cá fora.

    Filho és, pai serás, assim fizeres, assim acharás.

  2. Angie Sea Star

    humm… a segunda foto é de uma Assembleia Magna da U.Coimbra?? hahahah! Parece-me ver o Andre Oliveira (ex pres da AAC) acompanhado pelo seu rebanho (e sim, ele é considerado o pastor do ano, é veredico e factual em Coimbra…) muito pró «socialista e democrata« (JSD ou JS) ou tachista, como quiserem, a atentar nos braços e nas caras que aprovam a sua moçaozinha. Sao assim as grandes discussoes colectivas no Ensino Superior: fumam-se uns quantos cigarrinhos no jardim da AAC, bebem-se umas minis ou uns finitos a 0.50 na AAC, pois claro, e na hora de votar a sala fica atolada de estudantes! incrivel! tanta ansia por exercer democracia! tanto entusiasmo por mostrar o seu braço e quem sabe dar umas breves palavrinhas com dois ou tres dirigentes associativos. os gajos até têm carros e telemoveis lá na Associaçao… dizem que dá jeito com as «babes», nao sei… nunca comi palha.


    E É ASSIM QUE SE FAZEM OS DOUTORES.

    (tinha de deixar este meu comentario envolto de frustraçao! estive naquela Magna, mandaram calar-me , vi todo aquele espectaculo de cinismo e mero aproveitamento mediatico que me fez ter vergonha da minha academia não so pelos factos historicos completamente destruidos, mas também pela realidade diante dos meus olhos – tá tudo a cagar pa tudo! discussao? pó tecto! democracia? de fachada! intelecto e exactidao nas intervençoes? aiiiiii, isso agora!…

    e a Ala Esquerda (os comunas ou os da ‘rua da sofia’ como nos chamam) fala e falou… os estudantes querem festas e carros…

    e disse.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s