A normalidade do cacetete

O comportamento da polícia nas manifestações deixa, geralmente, muito a desejar. Em boa parte das manifestações em que participo, mesmo naquelas que são mais “oficiais” (como as da CGTP), a atitude da polícia passa por um jogo de intimidação, ainda que passe despercebido por muita gente. O polícia quando está de serviço, principalmente em meios mais politizados, de jovens ou de classes mais baixas, parece tender para uma atitude de desprezo e existe uma necessidade de por as coisas na ordem – de mostrar a autoridade. Não há cá brincadeiras…

Ainda que não ignore o caracter violento de algumas manifestações anti-G20, não se pode ignorar o caracter violento da polícia – esses sim é que não são controlados. Em Londres parece que o manifestante que morreu de ataque cardiaco por causas naturais era, afinal, uma pessoa que tinha saído do trabalho e ia para casa, de mãos nos bolsos. E, sem nada que o justifique, foi abalroado para o chão por um cacetete. Quem é que o foi ajudar? Não foi a polícia que serve para nos proteger, mas sim alguns “perigosos” manifestantes…

O mais incrível é que isto seria considerado normal se Ian Tomlinson não tivesse morrido. É normal que a polícia agrida indiscriminadamente quando tem oportinidade para tal acontecer. Seja em manifestações anti-capitalistas ou de trabalhadores, seja em vigílias à porta das empresas, seja em acções pacíficas pelo meio ambiente, seja no despejo de uma associação cultural, seja em bairros sociais… A prole merece que lhe batam, não é?

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under lutas sociais, polícia, youri

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s