À Esquerda da Esquerda

Documentos para a História de uma Revolução

Entre 18 de Abril e 2 de Maio, a Galeria Zé dos Bois em colaboração com a LembrAbril, apresenta um núcleo documental, que percorre organizações politizadas, informais e partidárias, emergentes das movimentações revolucionárias que inauguraram a democracia portuguesa. Esta mostra inédita e diferenciada por se focar no quadro ideológico da extrema-esquerda, reúne material iconográfico original produzido pelas diferentes forças políticas no momento máximo da sua proliferação. A exposição que pretende contribuir a uma diferenciação ideológica dessas forças sociais, mostra, por um lado, jornais, panfletos e cartazes, por outro, fotografias capturadas por José Marques documentando inscrições murais anónimas e ainda, ‘Revolução’ um filme paradigmático realizado em 1975 por Ana Hatherly que reforça, desde um ponto de vista artístico, o sentido de urgência e vontade colectiva de posicionamento político.

Para além do material original apresentado, que se constitui como uma resenha incompleta, optou-se pelo recurso a estratégias de revisitação desta imagética que recuperam o seu sentido efémero. Como tal, as paredes da galeria cobrem-se de pinturas que reproduzem cartazes em tamanho ampliado; de palavras de ordem grafitadas; e de 3 intervenções murais de grande escala.

Em suma, reuniu-se um conjunto de objectos no intuito de melhor definir um discurso em torno de organismos partidários e forças políticas, que hoje confundimos com a intensidade das suas propostas.

Fotografia de José Marques

OBRAS em EXPOSIÇÃO:
Os cartazes apresentados ou representados pertenceram às seguintes organizações:
AOC; PRP – BR; FEC ml; FUR; GDUP; Grito do Povo; LCI prt; LUAR; MES; MRPP; OCMLP; ORPC ml; OUT; PCP ml; PCP R; PUP; UDP; UJECML; JC ml; GAAFs; MPAC; Associação da Amizade Portugal – China; FEML; UMC; O Tempo e o Modo; Spartacus.

Programa:

Dia 27de Abril às 17h: Debate ‘Começar a Revolução’.
Com Alberto Martins, José Lamego e José Machado. Moderado por Victor Ferreira.

Dia 2 de Maio às 17h: Debate ‘Esquerda e direita hoje: ideologia e prática’.
Com Celso Cruzeiro, José Manuel Lopes Cordeiro e Pacheco Pereira. Moderado por Rui Tavares.

Proposta pela ZDB, esta exposição coordenada por Natxo Checa e Paulo Queiroz foi concebida em conjunto com Francisco Madeira Luís, José Gualberto Freitas e António Alves.

Agradecimentos: Ana Hatherly; António Alves; José Gualberto Freitas; Isabel Alves; José Felgueiras; Maria Lacerda Marques; Paulo Lacerda Marques; Francisco Madeira Luís; Rigo 23.

Material gentilmente cedido por: José Manuel Lopes Cordeiro; Centro de Estudos Operários – Memória Laboral; Museu colecção Berardo; IMC- Instituto dos Museus e Conservação; Letra Livre; Arquivo Ernesto de Sousa.

Uma parceria ZDB e LembrAbril
À ESQUERDA DA ESQUERDA
18 de Abril a 2 de Maio
de quarta a sábado das 14h às 23h
Galeria Zé dos Bois

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under agenda, youri

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s