Esquizofrenia

Através do blogue Agitação fico a saber que na Polónia se vive num absurdo estado colectivo de esquizofrenia traumática. Depois de quererem banir a imagem do Lenine e do Che Guevara, põe-se agora a hipótese do músico Lenine ser proibido de actuar naquele país.

Que a Polónia é um dos países onde muito dificilmente colocarei um dia os meus pés, era uma certeza há muito adquirida. Mas nunca pensei que ainda continuassem com estas paranóias neo-McCarthystas de autêntica perseguição política a quem quer que se aproxime do Comunismo.

Compreendo que um povo, que de tão Católico fez da Polónia um segundo Vaticano ,tenha muitos pruridos. Viver 40 anos sobre um regime opressivo, falsamente designado de “Socialista” e completa marioneta do Imperialismo Soviético é uma experiência histórica bastante má e que os  Polacos, com razão, não querem repetir. Porém, e passados 20 anos da recuperação do Capitalismo liberal e do poder da hierarquia padresca no país, estes ataques ao Comunismo são preocupantes e não devem ser tolerados. Não se trata de purgar a História recente. Trata-se de calar toda uma classe aos interesses da burguesia e da ideologia dominante.

Este caso, e todos os outros, trazem ainda uma outra questão. Como membro da UE, a Polónia é um país tido como “democrático”. Ora, e como diz o outro, mas que raio de democracia é esta?

ADENDA: o autor do post original no blogue Agitação chamou a atenção para a verdade dos factos e para a confusão que pode ser feita ao ler-se o post da sua autoria. Leiam então a caixa de comentários e o post dele no seu blogue para mais esclarecimentos.

Anúncios

3 comentários

Filed under igor marques, internacional, nazi-fascismo, Uncategorized

3 responses to “Esquizofrenia

  1. mescalero

    Caro Igor Marques,

    Proventura a culpa foi minha por querer explorar o absurdo do banir de simbolos da esquerda na Polónia e com isso terei acabado por induzir em erro os leitores. Não se trata efectivamente de uma recusa de actuação do cantor Lenine, isso foi a minha tentativa de esticar o acontecimento até ao ridículo último. Só ao ler este post é que me apercebi de que podia ser feita esta leitura literal e que até seria a mais natural de ser feita apesar do link para onde apontava a notícia não falar nisso. Por isso, peço desculpa. Irei retificar o post e peço que seja feito o mesmo a este.

    De qualquer forma acho que isto não diminui em nada a constatação do que chamas de “estado colectivo de esquizofrenia traumática” que se vive na Polónia.

    cumps,
    mescalero

  2. Igor Marques

    Hey mescalero

    Faço mea-culpa por não ter lido o post com a atenção devida, mas acontece que não me admiraria se algo daquele género acontecesse.
    Obrigado pelo devido esclarecimento e concerteza que o post será rectificado.

    saudações

  3. Também comecei por pensar que era a sério, mas acabei por perceber a intenção do Mescalero.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s