O que irão fazer a seguir?

A dúvida é se a PSP conseguirá controlar a situação apenas pela força.

Tendo em conta que esta situação começou com mais um jovem ter sido abatido a tiro (na nuca, essa parte do corpo tem um íman para balas a metros de distância), o que vão tentar fazer a seguir? Vamos todos pensar que é natural que existam bairros sociais, pessoas postas de parte naqueles aglomerados, pobreza extrema e assassinatos de pessoas em fuga, quer tenham cometido um assalto ou não. É que se eu pensar que isto tudo é natural, tolerável e simpático acho que não há mais nada a fazer e estaria a falar de futebol.

Aí teria tempo para pensar nisso.

Anúncios

2 comentários

Filed under luta de classes, lutas sociais, nacional, polícia, racismo e xenofobia, youri

2 responses to “O que irão fazer a seguir?

  1. LGF Lizard

    Em primeiro lugar, temos de perceber o que é um bairro social. Um bairro social não é mais nem menos que habitações construídas para realojar pessoas que seriam por si só incapazes de suportar os custos de habitação. Ou seja, o Estado assume essa responsabilidade e aloja as pessoas em condições condignas, em vez de as deixar em barracas. Até aí, tudo bem.
    O problema é que o Estado (e quem diz Estado diz Administração, seja ela Central ou Local) esqueceu-se do resto. Não basta só realojar as pessoas para estas passarem a estar automaticamente integradas. Falta o resto. Falta apoios na educação, creches, infantários. Falta ensinar o que é viver em sociedade. O que se espera delas. E o que, como cidadãos, têm de respeitar.
    A verdade é que os bairros sociais são actualmente zonas de guerra, onde a polícia não entra e onde os gangs criminosos actuam impunemente. Graças ao Código Penal mais absurdo desde o 25 de Abril, os criminosos perderam totalmente qualquer respeito/medo.
    O que fazer?
    Não sei, mas um webfriend americano deu-me um bom conselho. Comprar uma arma. Como ele me disse, é sempre preferível ser julgado por 12 do que levado por 6.
    Já que a polícia é actualmente incapaz de proteger os cidadãos (por culpa dos políticos), é altura de os cidadãos se protegerem eles próprios.

  2. genero de areia

    só faltava mesmo a “solução bélica”…
    bem ao jeito americano que tanto tem mostrado ao mundo como acabar com os bandidos e com os “fora-da-lei”…
    está mais que provado que uma sociedade armada, e bem, acaba com os conflitos sociais, com os bandidos e tambem assusta os psicopatas…

    só mais uma achega, não se “ensina o que é viver em sociedade” ás pessoas… isso é uma fantasia nas sociedades capitalistas.
    deve-se sim é fomentar a igualdade á vida, na sua plenitude, logo á nascença. só dessa forma conseguirás algum dia ter as pessoas “ensinadas”. infelizmente isso é uma fantasia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s